Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Agronegócios

Publicada em: 19/02/2018 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Falta de chuvas no período de floração do milho traz quebra na produção

Rádio Uirapuru

O período de polinização, enchimento de grãos e formação de espigas de milho coincidiu com o tempo seco em dezembro do ano passado. Agora, no período de colheita já se nota uma quebra significativa da produção de milho na região em razão da falta de chuvas.

 

Ontem (18), durante o programa Cotações e Mercado, o engenheiro agrônomo Lamar Sackis destacou os problemas com estiagem na época da floração do milho. Destacou que em locais onde choveu menos a produção poderá ter uma quebra de 30% a 40%. A colheita do milho no Estado chegou a 32% da área plantada, sendo que a região de Santa Rosa colheu 72%, com produtividade média no sequeiro de 117 e em área irrigada de 167 sacas por hectare.

 

Na região de Ijuí, a produtividade média está batendo 133 sacas por hectare. Estas produtividades não se sustentarão na região Sul do Estado, devido as oscilações climáticas, o que deverá puxar a média geral para baixo.

 

Conforme a Emater, o consumo de milho cresce cada vez mais por causa da avicultura e da suinocultura, mas o Estado não tem o aporte interno para atender a demanda. O Rio Grande do Sul deverá colher nesse ano entorno de 5 milhões de toneladas de milho, no entanto tem uma demanda de seis milhões.  Com isso, ficará na dependência de importação do Centro-Oeste ou do Paraná, ou ainda da Argentina, Paraguai ou Uruguai. Para a Emater, a quebra de produção no Estado será de 25% a 30%.

 

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você acha que Passo Fundo é uma cidade segura?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas