Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Agronegócios

Publicada em: 28/06/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Agrônomo diz que proposta de flexibilização dos agrotóxicos é positiva para a sociedade

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Agrônomo diz que proposta de flexibilização dos agrotóxicos é positiva para a sociedade

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o projeto de lei que trata do registro, fiscalização e controle dos agrotóxicos no país, aprovou nesta semana o parecer do relator que flexibiliza o uso de agrotóxicos. Foram 18 votos a favor e 9 contrários.

 

Chamado de PL do Agrotóxico por deputados da oposição e ativistas, o projeto prevê a alteração do nome “agrotóxicos” para “pesticidas”, o que deve facilitar o registro de produtos cujas fórmulas, em alguns casos, são compostas por substâncias consideradas cancerígenas pelos órgãos reguladores.

 

Em mais uma sessão tumultuada, parlamentares ambientalistas e ruralistas divergiram na apreciação da proposta. Sem sucesso, deputados da oposição tentaram adiar novamente a votação do relatório. Na semana passada, a sessão foi interrompida por uma suspeita de bomba na comissão.

 

Em entrevista na Rádio Uirapuru, o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Passo Fundo, Hilário Thevenet Filho, falou sobre a PL. Para o agrônomo, a proposta é positiva não somente para os agricultores, mas também para a sociedade.

 

Thevenet explicou que o texto não significa que no Brasil terá a liberação de utilização de produtos que em outros países são proibidos. O engenheiro disse ainda que atualmente no exterior existem moléculas menos tóxicas das que hoje são utilizadas.

 

Outro ponto positivo, na opinião do agrônomo, é a redução do tempo de registro de produtos, que atualmente demoram 10 anos para ocorrer no Brasil e com a nova PL esse tempo será reduzido para dois anos. Após concluída a votação na comissão, o projeto ainda tem que ser apreciado pelo plenário da Câmara.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Tchê Liga

com Lucas Brasil

Sexta-Feira

das 05:00 às 07:00

ouça ao vivo

Você acha que Passo Fundo é uma cidade segura?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas