Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Cidade

Publicada em: 13/01/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Nos últimos dois anos, unidade de acolhimento atendeu grande número de pessoas vindas do Sul do Estado em busca de oportunidades

Rádio Uirapuru
Créditos: João Henrique Pazuch
Nos últimos dois anos, unidade de acolhimento atendeu grande número de pessoas vindas do Sul do Estado em busca de oportunidades

Nos últimos dois anos, devido à crise econômica, muitos postos de trabalho foram fechados no Estado, obrigando trabalhadores a migrarem para outras cidades e estados em busca de oportunidades.

 

Os albergues municipais serviram de alternativa para aqueles que, sem recursos financeiros, precisaram de um abrigo temporário. Foi o caso da Unidade de Acolhimento Madre Teresa de Calcutá (antigo Albergue) de Passo Fundo.

 

O coordenador da instituição Eduardo de Mello Camargo, contou à Uirapuru que nesse período foram acolhidas muitas pessoas vindas do Sul do Estado, principalmente da cidade de Rio Grande.

 

A maioria, trabalhadores que sobreviviam indiretamente da renda dos estaleiros, que comercializavam lanches e bebidas, e estavam de passagem em Passo Fundo. Além de pernoite, a instituição fornece refeições aos abrigados.

 

No ano passado foram acolhidas 636 pessoas, sendo 528 de fora da cidade. Eles chegaram até o antigo albergue voluntariamente, ou através da equipe de abordagem social e de órgãos de segurança pública.

 

Camargo ressalta que também foram atendidas pessoas de outras nacionalidades, principalmente da Argentina e do Uruguai, todos jovens, com menos de 30 anos, que passaram por Passo Fundo em direção às praias, em busca de trabalho temporário e para conhecer o país.

 

Destacou que no ano passado não foi acolhido nenhum senegalês, o que demonstra que a comunidade senegalesa está mais organizada na cidade.


A casa Madre Teresa de Calcutá fica na Rua Uruguai, 266 (fundos da prefeitura). O telefone para contato é (54) 3314-6180.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Quarta-Feira

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo



Você acredita que lei mais rigorosa para motorista bêbado que matar no trânsito vai reduzir a violência?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas