Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Cidade

Publicada em: 16/02/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Definido planejamento das primeiras fases da obra da Avenida Brasil

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação/Prefeitura
Definido planejamento das primeiras fases da obra da Avenida Brasil

A principal avenida da cidade, a Avenida Brasil, receberá uma grande revitalização em 2018, com o objetivo de recuperar e modernizar a infraestrutura de cerca de 5,5 quilômetros entre o trevo da BR 285 até a rua 20 de Setembro. Após a assinatura do contrato com a empresa Bolognesi Infraestrutura Ltda, de Porto Alegre, a Prefeitura de Passo Fundo definiu o planejamento das primeiras fases da obra.

Com previsão de conclusão em dois anos, a equipe técnica da administração municipal, que acompanha desde o início os trâmites, já tem o cronograma de como serão as primeiras três fases da obra, que devem ser executadas no primeiro ano de serviços.

“Neste primeiro ano a obra abrangerá o trecho da avenida que vai da BR 285 até a rua Jacinto Vilanova. Este período está dividido em fases e etapas para causar menos transtorno à população”, destaca o engenheiro e secretário adjunto de Obras, Gustavo Heurich. A medida que obra for avançando, cada etapa prevista será entregue pronta e liberada em definitivo para o trânsito de veículos.

Obras da Avenida Brasil – 1ª fase | Avenida Rui Barbosa – BR 285
A 1ª fase abrange o trecho que vai da Avenida Rui Barbosa até a BR 285. O início será em frente ao Stock Center, em direção ao trevo. Nesta fase, os trechos da Avenida Brasil serão fechados de maneira intercalada, com um lado de cada vez, ora no sentido bairro/centro, ora no sentido centro/bairro. A 1ª fase vai ser a mais demorada de toda a obra. “Estimamos que de 5 a 6 meses, pois há muito trabalho de reconstituição de pavimento, base e drenagem. O restante não exigirá tanto, com recuperações mais pontuais”, explica Gustavo.

1ª etapa: Avenida Rui Barbosa até a Rua Dr. Verdi de Césaro.
2ª etapa: Rua Dr. Verdi de Césaro até o trevo da BR 285.
3ª etapa: trevo da BR 285 até a Rua Dr. Verdi de Césaro.
4ª etapa: Rua Dr. Verdi de Césaro até a Avenida Rui Barbosa.

Obras da Avenida Brasil – 2ª fase | Avenida Rui Barbosa – Rua Rodrigues Alves
A 2ª fase abrange o trecho que vai da Avenida Rui Barbosa até a Rua Rodrigues Alves. Nesta fase, a cada duas ou três quadras a Avenida deverá ser fechada totalmente. Os fluxos de desvios serão pelas ruas Morom e Paissandú.

Obras da Avenida Brasil – 3ª fase | Rua Rodrigues Alves – Jacinto Vilanova
Fechando um ano de obra, de acordo com a previsão, a 3ª fase vai da Rua Rodrigues Alves até a Rua Jacinto Vilanova.

A 4ª fase será planejada posteriormente. “Com este primeiro planejamento de um ano teremos mais parâmetros para planejar o seguinte, principalmente por ser na área central, onde há mais fluxo de trânsito”, afirma Gustavo.

Desvios
A cada etapa da obra serão divulgados para a população os desvios e orientações necessárias para diminuir os transtornos de locomoção.

A obra
As obras estão divididas em três projetos: o primeiro abrange pavimentação, ciclovia, drenagem, acessibilidade e sinalização; o segundo compreende ampliação e substituição da rede de esgoto; e o terceiro inclui melhorias na rede de infraestrutura elétrica.

 

O investimento total será de R$ 17 milhões, incluindo recursos da Prefeitura de Passo Fundo, financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento  (PAC) e convênio com a Corsan.


Na parte de pavimentação serão utilizados quatro métodos diferentes, de acordo com a situação atual do pavimento, diagnosticada nos levantamentos técnicos. Em alguns locais, por exemplo, será necessário substituir todo o pavimento, já em outros, apenas a camada de asfalto. Nos pontos de parada de ônibus será executado pavimento em concreto para evitar deformações excessivas.

O caminhódromo e a ciclovia terão cerca de dois quilômetros de extensão, do trevo da BR 285 até a Rua Rodrigues Alves, no bairro Petrópolis. Já os passeios públicos serão adequados às normas de acessibilidade em todos os trechos.

A rede de infraestrutura elétrica e lógica será implementada em toda a extensão da obra e servirá, futuramente, para receber por via subterrânea a iluminação dos canteiros centrais, a rede de fibra ótica para o sistema de videomonitoramento e a rede de lógica para implantação de sistemas de informatização das áreas públicas do município. Por último, a rede de drenagem será modernizada para evitar alagamentos.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Quinta-Feira

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo

Você acha que os presos devem pagar suas despesas na cadeia?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas