Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Cidade

Publicada em: 05/04/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Vinda da Havan ameaçada em Passo Fundo: loja depende de acordo com Sindicato sobre abrir em feriados

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Vinda da Havan ameaçada em Passo Fundo: loja depende de acordo com Sindicato sobre abrir em feriados
Loja Havan em Brusque/SC

Uma das exigências da empresa Havan para se instalar em Passo Fundo é que ela possa abrir nos sábados, domingos e feriados, assim como acontece em todas as cidades onde atua. As lojas da Havan fecham apenas em três feriados ao ano: Dia do Trabalhador, Natal e Ano Novo. Passo Fundo possui uma lei municipal que autoriza o funcionamento dos estabelecimentos em todas as datas. No entanto, um acordo coletivo sindical obriga o fechamento do comércio e varejo em sete feriados no ano, o que atinge diretamente os planos da rede Havan e ameaça a vinda da empresa, tida como já certa na cidade.

 

O presidente do Sindicato dos Comerciários, Tarciel da Silva, falou à Uirapuru que a entidade está em negociação com a Havan. Segundo ele, a empresa já teria aceitado fechar a loja em mais um feriado, com isso, ainda estão pendentes mais três datas. Tarciel disse que o sindicato concorda com a vinda de empresas de fora para Passo Fundo, mas desde que elas cumpram as regras das demais. Contou que, no máximo em 20 dias, será feita uma assembleia para tratar da campanha salarial e um dos pontos que podem ser deliberados é em relação a um acordo separado com a Havan. Frisou que é a categoria que vai decidir sobre esse assunto. Salientou que o foco do sindicato é no que for melhor para os trabalhadores.

 

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, disse que o município não pode interferir na decisão tomada em convenção coletiva dos sindicatos laboral e dos empregadores. A negociação tem que ser feita entre sindicato e Havan. Frisou que a prefeitura fez todos os esforços para atrair o investimento e está cumprindo com o que foi prometido.

 

O relatório de impacto de vizinhança já está aprovado e a documentação que vai possibilitar a liberação do alvará está em análise. Contou que a secretaria está em constante conversa com os representantes da rede e à disposição para o que for da sua competência. Carlos Eduardo espera que, pelo clamor da sociedade e pelos postos de trabalho que serão criados com a construção da loja, o sindicato da categoria se sensibilize e naturalmente flexibilize o trabalho em feriados, podendo fazer um acordo coletivo individual para qualquer empresa que desejar trabalhar nas datas que hoje são restritas.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Sexta-Feira

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo



Você concorda que o trabalho infantil deva entrar no cálculo da aposentadoria?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas