Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Cidade

Publicada em: 07/08/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Passo Fundo 161 anos: passado é lembrado com orgulho e cidade segue com importante destaque no sul do Brasil

Rádio Uirapuru
Créditos: Lucas Tibolla/Rádio Uirapuru
Passo Fundo 161 anos: passado é lembrado com orgulho e cidade segue com importante destaque no sul do Brasil

Passo Fundo completa 161 anos, sendo uma das mais importantes cidades gaúchas, com reconhecido polo em educação e saúde. Mas nestes 161 anos, quais foram os fatos decisivos para criar a cidade como a temos hoje?

 

Em entrevista na Uirapuru, o professor de história do Notre Dame, Vanderlan de Lima, destacou que no século passado a região se tornou conhecida pelo Rio Passo Fundo, onde era mais profundo e de difícil passagem com as tropas. Por este motivo o local era de parada, onde os animais recebiam água e os tropeiros descanso. As terras foram entregues pelo governo ao Cabo Neves que iniciou assim o povoado, se desenvolvendo e tornando-se destaque no sul do país.

 

A região teve contribuição guarani e portuguesa e mais tarde de alemães e italianos. Toda essa união de etnias formou a cidade, uma mistura de culturas. O professor lembrou que Passo Fundo viveu a Revolução Farroupilha e também Federalista, que dificultou o desenvolvimento da cidade, mas não estancou. O professor explicou que não há como deixar de vincular o passado com o presente e nesta semana o Notre Dame está fazendo um trabalho intensivo com os estudantes, principalmente às crianças, para conhecerem os locais históricos da cidade.

 

Conhecer o passado de Passo Fundo é uma forma de respeito e também de admiração, destacou. Lembrou que muitos foram os nomes que ajudaram a construir a cidade, mas um deles teve destaque: Joaquim Fagundes dos Reis. Ele é o primeiro político de Passo Fundo, um dos líderes do movimento de emancipação de Cruz Alta, de onde a cidade era 4º Distrito.

 

Da Estação da Gare, onde 10 missionárias da Congregação das Irmãs de Notre Dame desembarcaram, em 07 de junho de 1923, estudantes da Rede de Educação vão repetir o gesto que as acolheu hoje, a partir das 10h, em homenagem também aos 161 anos de Passo Fundo.

 

A cidade é berço da obra Notre Dame, que em 2018, celebra 95 anos de presença no Brasil. Por isso, 95 rosas vermelhas e 161 rosas serão distribuídas as pessoas que, naquele momento, estiverem transitando pela Gare.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você acha que crianças deveriam brincar como antigamente?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas