Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Cidade

Publicada em: 07/08/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

No aniversário de Passo Fundo, Rede de Educação Notre Dame presenteia a comunidade

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
No aniversário de Passo Fundo, Rede de Educação Notre Dame presenteia a comunidade

Na manhã desta terça-feira (07), educandos do Colégio Notre Dame e da Escola Notre Dame Menino Jesus dirigiram-se até a antiga Estação da Gare, para distribuir rosas àqueles que por ali transitavam, fosse a pé, em veículos ou em coletivos urbanos.

 

A iniciativa, realizada na data em que Passo fundo celebra o 161º aniversário da sua emancipação político-administrativa, representa a gratidão das Irmãs de Notre Dame à comunidade - que, desde 1923, confia às instituições de ensino mantidas por elas a formação ética, humana e intelectual de crianças e adolescentes. Por isso, reproduziu o gesto que recepcionou as dez religiosas alemãs que deram início à obra educacional e evangelizadora que, em 2018, celebra 95 anos no Brasil.

 

Foi por iniciativa do Frei Jacob Höfer que a cooperação das Irmãs, no interior do Rio Grande do Sul, foi solicitada à Superiora Geral da Congregação das Irmãs de Notre Dame de Coesfeld. Em carta à Madre Maria Cecília, o religioso expôs características da localidade, além da necessidade de prover ensino em regime de internato. “A população é composta dedescendentes de antigos imigrantes portugueses e das migrações mais recentes de alemães e italianos.

 

Há poucas escolas, muito primitivas; por causa das grandes distâncias, das péssimas estradas, intransitáveis nas épocas de chuvas torrenciais, do calor, às vezes insuportável, a frequência às aulas é muito irregular e as crianças perdem o interesse”, descreveu. Em resposta a tal demanda, em 07 de junho daquele ano, as religiosas desembarcaram em Passo Fundo, onde foram acolhidas por membros da sociedade, que lhes presentearam com rosas.

 

Por isso, 95 botões vermelhos e 161 coloridos foram distribuídos na Gare, que, como enfatiza o vice-diretor do Colégio Notre Dame, Vanderlan Lima, também é símbolo da colonização e do progresso de Passo Fundo.

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Segunda-Feira

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo

Você costuma procurar emergência hospitalar quando tem problema de saúde repentino?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas