Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Clima

Publicada em: 22/12/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Verão pode trazer até 20 dias sem chuvas ao Estado, aponta agrometeorologista da Embrapa

Rádio Uirapuru
Créditos: Bárbara Born/Rádio Uirapuru
Verão pode trazer até 20 dias sem chuvas ao Estado, aponta agrometeorologista da Embrapa

O verão começou oficialmente ontem, quinta-feira (21), no Hemisfério Sul e vai até o dia 20 de março de 2018. Conforme o agrometeorologista da Embrapa Trigo, Gilberto Cunha, a estação será marcada por algumas incertezas, especialmente em relação à quantidade de distribuição de chuvas no Sul do país. As temperaturas tendem a ser um pouco mais elevadas, com uma média de 17,5°C a 28°C entre dezembro a março. Na região, a máxima deve chegar a 36°C.

 

Cunha explica que o Estado está sob ação do evento La Niña. Ainda que de intensidade fraca, deve perdurar até o final do verão. Em função disso, os prognósticos das principais centrais de meteorologia, apontam que o Sul poderá ter alguns períodos de estiagem, com até 20 dias consecutivos sem chuva. Isso deve se acentuar se for confirmado a formação da chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul, que deve reduzir as chuvas.

 

Cunha ressalta que para a agricultura não existe propriamente um prognóstico anunciando de uma grande estiagem, mas existe uma incerteza em função do La Niña e da expectativa pela Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você coloca lixo no lugar certo?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas