Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Cultura

Publicada em: 06/08/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

APLetras lança edição especial de obra do poeta Tenebro dos Santos Moura

Rádio Uirapuru

Em homenagem ao livro de poesias “Querência”, do poeta Tenebro dos Santos Moura, a Academia Passo-fundense (APLetras) lançou, na última sexta-feira (03), uma reedição especial da obra. Essa é a terceira. A primeira foi editada em 1986 pela Gráfica Berthier e reeditada pelo seu neto Eduardo Moura em 1996.

 

Sua primeira poesia levou o título de “Saudade”, escrita em 1930. Intitulado de “Tenebro dos Santos Moura – o Poeta Serrano”, o livro recém-lançado reúne textos e estudos sobre a obra e mais trabalhos que foram resgatados ao longo dos anos. Um dos autores, Paulo Monteiro conta que era um desejo antigo dos familiares e dos amigos do poeta de fazer uma edição mais abrangente. O trabalho levou cerca de dois anos para ser concluído.

 

Participaram também a filha mais nova do poeta, Maria Isabel, o atual presidente da APLetras, Odilon Garcez Aires, e o ex-presidente Gilberto Cunha. Paulo destaca que foram reunidos o máximo de materiais sobre a obra, com uma revisão ampla das edições anteriores e ilustrações novas e antigas.

 

O poeta Tenebro dos Santos Moura, tipicamente serrano, nasceu em Palmeira das Missões, mas viveu a maior parte da sua vida em Passo Fundo, o tanto que seus textos possuíam um linguajar típico da nossa região. Além de patrono de uma das cadeiras da APLetras, Tenebro foi benemérito diretor da Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Segunda-Feira

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo

Você costuma procurar emergência hospitalar quando tem problema de saúde repentino?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas