Rádio Uirapuru - Economia
Publicada em: 15/12/2017
, por Jornalismo Rádio Uirapuru
A
A
A
Passo Fundo sobe uma posição no PIB em 2015 e é a 6ª economia mais rica do RS
Créditos: Alex Borgmann
Passo Fundo subiu uma posição no ranking dos 10 municípios com maior Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul em 2015. Passando de 7ª para a 6ª colocação, atingindo R$ 7,8 bilhões, o que representa 2% do PIB gaúcho. Em 2014 o seu PIB era de R$ 7,3 bilhões.
Os dados são da Fundação de Economia e Estatística (FEE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento foi divulgado ontem (14).
No topo da lista está Porto Alegre, seguida de Caxias do Sul, Canoas, Gravataí e Novo Hamburgo. Entre as dez maiores ainda estão Santa Cruz do Sul, Triunfo, Pelotas e Rio Grande. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma determinada região e representa um termômetro da atividade econômica de um país, estado e município.
Em entrevista à Rádio Uirapuru, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, atribui o crescimento do PIB, em torno de 5 a 6%, a alguns setores da indústria que, mesmo em momentos ruins, conseguiram se manter aquecidos, essencialmente a indústria alimentícia, na qual pode ser enquadrada a BSBIOS porque trata de biocombustível.
Outra razão é a matriz diversificada da economia, que possibilita que o setor de serviços e comércio indo bem alavanquem a economia local, incrementando o PIB de forma geral. Conforme o levantamento, Passo Fundo tem 2,5% do Valor Adicionado Bruto (VAB) de Serviços do Estado, ocupando a quarta posição.
O secretário Carlos Eduardo ressaltou que no PIB de 2016 muitas cidades terão uma retração importante nos seus PIBs, mas para Passo Fundo a expectativa é de que continue tendo um crescimento vigoroso, comparado as outras cidades e a economia nacional. O secretário acredita que a cidade possa até galgar a quinta ou a quarta posição do ranking.
Comentários
A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.