Rádio Uirapuru - Economia
Publicada em: 10/01/2018
, por Jornalismo Uirapuru
A
A
A
Dívidas: inadimplência do passo-fundense cai 16% em 2017
Créditos: Divulgação
Um estudo divulgado pelo Banco Central (BC), na segunda-feira (8), aponta que 64% dos brasileiros pagam suas contas em dia, mas 56% não faz um orçamento doméstico ou familiar. Para o Banco Central, a falta de hábito de poupança, também apontado no levantamento, atinge todas as faixas etárias, principalmente as faixas de renda inferiores, resultando em baixa capacidade de arcar com despesas imprevistas.
Em entrevista à Uirapuru, a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo, Carina Sobiesiak disse que a inadimplência em Passo Fundo vinha assustando desde 2014, mas no ano passado deu uma trégua, quando foi registrado uma queda de 16% no número de inadimplentes.
Muitos passo-fundenses aproveitaram o mês de dezembro com a entrada do 13º salário, do FGTS e das férias para quitar as dívidas. Carina destaca que a tendência é de queda também nesse ano.
Em relação as áreas onde os moradores de Passo Fundo contraem mais dívidas, a presidente da CDL disse que é meio generalizada, podendo ser desde a compra mal planejada de um veículo, o investimento de um imóvel e até mesmo compras no setor de vestuários.
Ela frisou que o planejamento financeiro ajuda a evitar a inadimplência. O consumidor deve anotar os gastos e fazer um balanço; não gastar mais do que ganha; fugir dos juros; priorizar a compra à vista; cortar as despesas supérfluas; e ter uma reserva do salário para despesas extras. Para quem já está com o nome sujo a recomendação é procurar a loja em que está devendo, porque quanto mais tempo deixar, maior ficará a dívida.
Comentários
A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.