Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Economia

Publicada em: 05/03/2018 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Sem Segredo: ouvintes revelam estar endividados, mas que devido à crise passaram a fazer planejamento financeiro

Rádio Uirapuru

Há quatro anos o Brasil vive uma de suas maiores crises. O desemprego e inadimplência chegaram a índices estratosféricos. Conforme dados da Serasa Experian, a inadimplência no país bateu recorde em maio de 2017, a maior registrada desde 2012. O número de brasileiros com contas em atraso foi de 61 milhões, ou seja, um em cada quatro cidadãos adultos devia na praça. Mas o que as pessoas aprenderam com a crise?

 

Esse foi o tema do programa Sem Segredo do último sábado (3). Participaram do debate o coordenador do Balcão do Consumidor, Rogério Silva, e a economista e professora Cleide Moretto.

 

A maioria dos ouvintes revelou estar endividada devido à crise dos últimos anos, mas que passaram a fazer o planejamento financeiro para controlar as despesas e evitar dívidas. Ainda, muitos estão fazendo pesquisa de preços antes de adquirir um produto e evitando parcelar as compras por causa dos altos juros.

 

O coordenador do Balcão do Consumidor, o advogado Rogério Silva destacou que o órgão já atendeu mais de 120 mil pessoas desde a sua criação. Só neste ano mais de 1.572 pessoas foram atendidas.

 

Apesar dos números elevados, o advogado revela que, nos últimos anos, houve uma redução na procura porque as pessoas diminuíram o consumo devido à crise. Para ele, é preciso trabalhar a educação financeira nas escolas, universidades, grupos da terceira idade para orientar as pessoas e evitar futuros endividados.

 

A economista e professora Cleide Moretto também acredita que falta educação financeira, mas que com a crise as pessoas passaram a se planejar e a economizar. Alertou para alguns dos erros mais comuns dos consumidores: acreditar que o parcelamento resolve o problema, mas destacou que apenas o posterga. Ainda, apostar no cartão de crédito como uma renda a mais, chamando a atenção para os altos juros.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Repercussão

com Claudionor Ramos

Quarta-Feira

das 17:00 às 17:55

ouça ao vivo

Você acha que Passo Fundo é uma cidade segura?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas