Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Economia

Publicada em: 15/04/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Imposto de Renda: erros com dependentes podem causar inclusão na malha fina

Rádio Uirapuru
Créditos: Agência Brasil
Imposto de Renda: erros com dependentes podem causar inclusão na malha fina

O dia 30 de abril é o último prazo para a entrega da declaração do imposto de renda no país. Devem declarar pessoas que receberam acima de 28 mil e 559 reais ao longo de 2017 e recursos considerados isentos a partir de R$ 40 mil. A declaração pode ser complexa, variando para cada caso.

 

Em Passo Fundo, conforme dados da Receita Federal, até ontem (13) 35% de quem é obrigado a declarar já realizou o procedimento. Durante a declaração, o contribuinte terá que informar dados como rendimentos tributáveis, bens adquiridos e o saldo bancário no fim do ano de 2017. Para isso, precisará ter em mãos comprovantes de bancos, do empregador e até mesmo contratos assinados.

 

A Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece o serviço de declaração gratuitamente, com alunos preparados, nas sextas-feiras à tarde, até o dia 28 de abril, das 15h às 19h, e nos sábados pela manhã, das 8h30 às 11h30. O atendimento será na sala de extensão da FEAC, prédio B6. A coordenadora do Núcleo Fiscal Contábil da UPF, professora Mirna Muraro, explicou que é preciso ficar atento para não cair na malha fina por erros e ter que pagar multas.

 

Um dos erros mais comuns é declarar filhos como dependentes, mas estes já trabalham e possuem renda. Isso é detectado através do CPF pela Receita. Para este ano não é obrigado declarar veículos com placa e Renavan, além de escrituras com registro de imóveis, mas isso muda em 2019. A recomendação é declarar neste ano, mesmo ainda sendo facultativo, para evitar erros quando for obrigado em breve.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Hora a Mais

com Valdir Mello

Quarta-Feira

das 11:00 às 12:00

ouça ao vivo



Você acredita que lei mais rigorosa para motorista bêbado que matar no trânsito vai reduzir a violência?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas