Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Economia

Publicada em: 15/06/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Presidente do Conselho dos Consumidores da RGE aponta dolarização da Itaipu como principal fator para alta nas tarifas

Rádio Uirapuru

O aumento médio de 20,58% na conta de energia elétrica de 255 municípios do Rio Grande do Sul vai dificultar ainda mais a recuperação da atividade econômica e tende a gerar movimento semelhante nas estatísticas de desemprego, inadimplência e insegurança pública.

 

A avaliação é do Conselho de Consumidores da RGE, a partir dos índices de Revisão Tarifária aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na manhã da última terça-feira (12), em Brasília.

 

O presidente do Conselho de Consumidores da RGE, Claiton Gaieski Pires, falando ao vivo na Uirapuru, alertou para o aumento que impacta direto o consumidor e precisa de uma intervenção agora para mudar a escalada no preço da energia. Conforme Claiton, cerca de 23% da energia fornecida pela RGE é vinda da usina de Itaipu.

 

O problema, conforme ele, é que os custos desta usina são em dólar, por motivos ainda não esclarecidos. Para compôr a planilha de reajustes a ANEEL avalia todos os custos, incluindo a previsão do dólar, gerando os valores.

 

Para Claiton é possível gerar uma planilha sem impactar tanto ao público, mas é preciso rediscutir como o setor elétrico pretende crescer, além de retirar o dólar como componente de preço na geração da energia.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Repórter do Povo

com JG e Ieda Almeida

Terça-Feira

das 08:10 às 10:45

ouça ao vivo

A vacinação de crianças e adultos deve ser uma obrigação legal?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas