Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Educação

Publicada em: 01/03/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Confirmado fechamento: alunos da Escola Aberta são encaminhados para outras instituições

Rádio Uirapuru

O fechamento da Escola Estadual de Ensino Fundamental Passo Fundo – Escola Aberta já é uma realidade. A instituição de ensino encerrou oficialmente as suas atividades após 23 anos de trabalho na cidade.

 

Conforme a 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) a situação é irreversível. Os oito servidores, sendo uma diretora, três professores, dois serventes, uma merendeira e uma secretária, já foram remanejados para outras instituições. Treze de um total de 22 alunos também já estão matriculados em outras escolas. Os demais ainda aguardam uma vaga na Central de Matrículas.

 

A justificativa para o fechamento, definido pela Secretaria Estadual de Educação, foi a infrequência dos alunos, o não aproveitamento dos estudos e os altos índices de reprovação. Segundo a CRE, todas as ações governamentais foram planejadas e repassadas para o Ministério Público.

 

A Escola Aberta se diferenciava das demais pelo seu tratamento especializado a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, com destaque para o acolhimento, o turno integral e as oficinas.

 

No ano passado, com cerca de 30 crianças e adolescentes de 9 a 16 anos matriculados, a instituição já se encaminhada para o encerramento das atividades. O período integral foi reduzido para um turno e foi adotado um método pedagógico com aulas e atividades e compromissos similares às escolas regulares.

 

Quando a mudança foi anunciada houve uma movimentação na cidade pela continuidade do turno integral, levantada pelo Ministério Público, na pessoa da promotora Ana Cristina Ferarreze, e pelo vereador Saul Spinelli (PSB), que desde o início disse que a medida iria sucatear e prejudicar o projeto destinado a crianças vulneráveis. Mesmo assim, nenhuma das alternativas para a manutenção do educandário avançaram.

 

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Repercussão

com Claudionor Ramos

Segunda-Feira

das 17:00 às 17:55

ouça ao vivo

O clima de incertezas que vive o país pode interferir no interesse do torcedor brasileiro na Copa do Mundo?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas