Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Educação

Publicada em: 18/05/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Eleições UPF: Chapa 2 defende fortalecimento das relações com a comunidade e ampliação das fontes de recursos

Rádio Uirapuru
Créditos: Gabriel Nunes/Rádio Uirapuru
Eleições UPF: Chapa 2 defende fortalecimento das relações com a comunidade e ampliação das fontes de recursos

Na próxima quarta-feira (23) será eleita a nova reitoria da Universidade de Passo Fundo (UPF), que ficará à frente da instituição até 2022. Duas chapas disputam as eleições, a “UPF Mais” e o “Movimento Ação UPF – Além dos 50 anos”. Ontem (17), a Chapa 2 participou do programa Repórter do Povo e a Municipalidade. Ela é coordenada pela atual vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin.

 

A candidata à reitora, contou que a sucessão da UPF está sendo discutida desde o ano passado. Por meio de reuniões junto à comunidade acadêmica foi traçado o perfil de gestor para a UPF. As 12 unidades acadêmicas indicaram 18 nomes iniciais, chegando nos atuais cinco que compõe a chapa, além de Bernadete, Edison Alencar Casagranda, Antônio Thomé, Rogério da Silva e Cristiano Roberto Cervi.

 

As principais propostas da Chapa 2 são: qualificar o ensino; melhorar o desempenho nas avaliações; ampliar a atenção aos estudantes; garantir a sustentabilidade econômica; ampliar as fontes de recursos; fazer gestão compartilhada; valorizar os funcionários; criar novo sistema de gestão da pesquisa; otimizar a pós-graduação; potencializar pesquisa, desenvolvimento e inovação; fortalecer as relações com a comunidade. A professora credita a escolha do seu nome para reitora com o trabalho realizado na Vice-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

 

Destacou que é preciso de uma universidade que dialogue muito, que respeite a comunidade e que traga as demandas para dentro da instituição. A UPF precisa de um gestor que saiba transitar em todos os lugares, que saiba receber críticas e se reavaliar. Frisou que a Chapa 2 tem esse perfil. Bernadete destacou que a universidade tem um conhecimento acumulado que permite criar possibilidades de novos produtos e pesquisas. Assim como fortalecer as áreas, podendo depender menos e gerar mais recursos financeiros, inclusive para a cidade e região.

 

O candidato a vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Rogério da Silva, destacou que a nova reitoria tem o compromisso de fazer a universidade avançar e esse é o objetivo da Chapa 2, avançar cada vez mais com humanização e diálogo com professores, alunos e funcionários. Rogério ressaltou que muitas universidades, como a Unisc, já contam com reitoras e chegou a vez da UPF eleger a primeira mulher reitora da sua história.

 

A votação na quarta-feira acontece das 9h às 21h30, em 36 mesas eleitorais nas diversas unidades acadêmicas e na estrutura multicampi. A apuração será feita logo após o encerramento no Centro de Eventos da UPF. São esperados 17.847 eleitores.

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Troca-Troca

com Gabriela Rosa e Valdir Mello

Terça-Feira

das 12:30 às 13:30

ouça ao vivo

O clima de incertezas que vive o país pode interferir no interesse do torcedor brasileiro na Copa do Mundo?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas