Notícias

Eleições

Como no primeiro turno das eleições, ontem (28), no segundo turno, a equipe da Rádio Uirapuru esteve nas ruas acompanhando as movimentações nos colégios eleitorais. Em algumas seções urnas precisaram ser substituídas por não funcionamento, como no Instituto Educacional de Passo Fundo (IE) e no Instituto Estadual Cardeal Arcoverde.

Na escola Mário Quintana dois eleitores entraram em discussão, mas sem ir às vias de fato. Outra ocorrência relatada por fiscais à rádio foi de que em uma seção do colégio eleitoral Sebastião Rocha os mesários trabalharam sem crachá. Mas o caso mais sério foi registrado logo cedo na Escola Estadual de Educação Básica Nicolau de Araújo Vergueiro (EENAV). Foram coladas manifestações de um determinado candidato em frente a instituição, o que é classificado como crime eleitoral. Populares precisaram retirar as colagens com canivetes.

Neste segundo turno, em razão do conhecimento dos mesários quanto à biometria, e pelo número reduzido de candidatos, as filas foram menores que no primeiro turno e a votação foi mais tranquila. Em Passo Fundo, o governador eleito Eduardo Leite (PSDB) fez 53.929, o que representa 51,48% dos votos válidos. O candidato e atual governador José Ivo Sartori (MDB) fez 50.832 votos (48,52%). Já o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) fez 70.103 votos na cidade, o que representa 64,29% dos votos válidos. Já Fernando Haddad (PT) 38.940, 35,71%.

Os resultados levaram centenas de pessoas em carreata na Avenida Brasil em comemoração à eleição de Leite e Bolsonaro. Em cadeia nacional, Jair Bolsonaro leu o seu discurso da vitória. Destacou que o governo será defensor da Constituição, da democracia e da liberdade. Disse que a verdade vai libertar o país e transformá-lo em uma grande nação. Bolsonaro ressaltou que o que ocorreu nas urnas foi a celebração de um país pela liberdade e que o compromisso assumido com os brasileiros foi o de fazer um governo decente e comprometido com o povo.

Bolsonaro afirmou que liberdade é um princípio fundamental, citando a liberdade de ir e vir, de empreender, liberdade política e religiosa, de informar e ter opinião, e liberdade de fazer escolhas e ser respeitado por elas. Bolsonaro destacou que o Brasil é um país de diversas opiniões, cores e orientações, e ressaltou que vai guiar um governo que defende e protege os direitos dos cidadãos que cumprem as leis, porque elas são para todos.

Falou ainda da redução da estrutura do governo; da desburocratização, cortando desperdício e privilégios; a união do país; a geração de emprego e renda e o equilíbrio fiscal. Salientou ainda a libertação do país e do Itamaraty das relações internacionais com viés ideológicos a que foram submetidos nos últimos anos.

O governador eleito Eduardo Leite, durante pronunciado em Pelotas, agradeceu os 90% de votos recebidos na cidade. Disse que tem a consciência de que essa votação vem carregada de uma enorme responsabilidade. Mas salientou que assim como foi feito em Pelotas, com todas as dificuldades e grandes mudanças, os desafios do Rio Grande do Sul serão superados. Ressaltou que somos um estado de gente que faz e precisamos de um governo que deixe fazer, que dê espaço para quem quer produzir, que gere emprego e renda e que ofereça serviços qualificados para a população.

Estavam aptos a votar em Passo Fundo, conforme dados da Justiça Eleitoral, 146.317 eleitores, destes apenas 118.332 compareceram às urnas. A abstenção foi de 19,13%, ou seja, 27.985 deixaram de votar neste segundo turno. Na cobertura das Eleições 2018 a Rádio Uirapuru contou com o apoio de: Ferragens Granlatina, Supermercados Marcolan, Padaria Santo Pão, CFC Autotec e Volpato.