Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Geral

Publicada em: 12/07/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Cacique da Reserva de Charrua afirma na Uirapuru: conflitos na aldeia são isolados a poucas famílias

Rádio Uirapuru
Créditos: Cacique Marciano Palhano
Cacique da Reserva de Charrua afirma na Uirapuru: conflitos na aldeia são isolados a poucas famílias

Ainda na semana passada a Uirapuru recebeu imagens vindas de dentro da reserva indígena de Charrua, com as informações de que mais de 200 famílias estavam saindo de suas casas devido a conflitos com a atual liderança. Após a divulgação da imagem, o atual cacique da reserva, Marciano Palhano, procurou a Uirapuru para trazer a sua versão dos fatos.

 

Conforme ele, após a onda de conflitos e até mesmo morte ocorrida em Charrua, no ano de 2017, a situação encerrou com a criação de uma liderança. Esta liderança foi aceita pela grande maioria, inclusive com o acompanhamento das autoridades policiais e da justiça. Conforme o cacique, apenas um grupo muito pequeno, de cinco famílias, não aceitou a nova liderança e segue em conflito.

 

Hoje a reserva está se reerguendo, após a série de atentados violentos no passado. Contou que casas foram construídas, assim como áreas de lazer destruídas na época dos conflitos. O cacique Paliano explicou que será solicitada a remoção deste pequeno grupo para evitar qualquer confronto. Esta remoção será feita com o auxílio da justiça e da Força Nacional.

 

O cacique afirmou que a situação traz um grande transtorno e prejuízo para todos, pois o grupo já tentou dividir novamente a reserva. Ressaltou que tudo o que a atual liderança quer é fazer a comunidade indígena crescer, com ordem e sem novos casos de violência.

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você coloca lixo no lugar certo?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas