Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Geral

Publicada em: 12/07/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Câmara homenageia o centenário do Hospital São Vicente de Paulo

Rádio Uirapuru
Créditos: Comunicação/Câmara de Vereadores
Câmara homenageia o centenário do Hospital São Vicente de Paulo

Em evento ocorrido na noite desta quarta-feira (11), no Plenário Sete de Agosto, na Câmara de vereadores, houve a homenagem prestada por parte do Legislativo à Associação Hospitalar Beneficente São Vicente de Paulo. A entidade completou 100 anos de existência no último mês de junho, e com isso os parlamentares atenderam à solicitação da homenagem feita pelos vereadores Roberto Toson (PSD) e Saul Spinelli (PSB).

 

A data da fundação foi em 24 de junho de 1918, quando um grupo de vicentinos da então Sociedade São Vicente de Paulo, resolveram erguer uma casa na qual serviria de abrigo e cuidado para com os que padeciam da temida gripe espanhola, que na época assolava parte da população mundial. Tendo à frente na época o padre Rafael Iop, o abrigo fundado na rua Paissandu, foi a primeira sede do que seria chamado Hospital São Vicente de Paulo.

 

O início e o crescimento histórico da entidade foram ressaltados durante pronunciamento de Toson, que ressaltou a evolução em termos estruturais, o que ajudou o HSVP a ser considerado um dos mais importantes do Estado. “Já em meados dos anos 1940, o São Vicente de Paulo foi comparado aos bons hospitais de Porto Alegre, pelo setor de reabilitação e pelas aparelhagens, que muitos outros hospitais não dispunham, como eletroterapia, ultravioleta, alta frequência, Raio X e uma maior sala cirúrgica”, destacou. O grande salto dado ao final da década de 1960, quando a instituição abriu o seu corpo clínico, iniciando a parceria com as faculdades de Medicina, também foi destacado pelo parlamentar. A esta altura, ela já contava com mais de cem leitos, 150 funcionários e 50 médicos. Isso fez com que fosse considerada, desde então “a maior instituição hospitalar do interior do Estado”. Com isso, “a cidade de Passo Fundo se tornou um polo em saúde em toda a Região Sul”, exaltou.

 

No momento seguinte, o vereador Saul Spinelli fez seu pronunciamento, exaltando os aspectos que fizeram do Hospital São Vicente de Paulo a referência em nível regional e nacional. Spinelli reforçou que “o Hospital São Vicente de Paulo cumpre o papel idealizado pelo padre Rafael Iop, com fidalguia, honestidade e ousadia, encarando todas as dificuldades”. Ele fez uso de seu tempo para fazer menção a todos os médicos e funcionários da entidade, ressaltando a “gratidão aos homens, mulheres que acreditaram no São Vicente”. Como se trata de uma instituição que leva o nome de Passo Fundo a nível nacional, Spinelli lembrou: “Vamos aos mais de cinco mil municípios por este país, ver se há alguma instituição como esta”.  Além disso enfatizou que “Passo Fundo é a sexta economia do Estado, é considerada a melhor cidade para se envelhecer e, além de tudo, tem o Hospital São Vicente de Paulo”, afirmou.

 

Em seguida houve o ato da entrega da placa comemorativa ao centenário do Hospital São Vicente de Paulo, contemplada por todos os parlamentares e ilustres convidados presentes. Após a condecoração, seguiu-se o Momento Cultural, onde contou com a apresentação do Dr. Paulo Reicher juntamente de sua banda PRR, que interpretou a música de própria autoria “Enjoy the Road”, além de “É preciso saber viver” de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

 

Após o ato protocolar, o Sr. Ilário de David, superintendente executivo do hospital fez seu pronunciamento em nome da instituição. Ele destacou a grande importância da entidade no aspecto econômico, no que reforçou que “o São Vicente de Paulo é um potencial econômico da região por ser um gerador de emprego e renda”. O executivo lembrou do nível atingido pelo hospital de excelência em atendimento e internações, apresentando dados estatísticos no decorrer de sua fala, destacando que “a nossa capacidade de internação, hoje em dia, é invejável, maior do que o Hospital de Clínicas de Porto Alegre”.

 

Além de mencionar o envolvimento social que a entidade possui, a atenção para com os funcionários e todos os presidentes anteriores, o superintendente exaltou alguns dados de 2017, corroborando com a comparação feita à entidade da capital. Por exemplo, mais de 400 municípios em âmbito nacional tiveram pacientes encaminhados ao Hospital São Vicente, totalizando um milhão e meio de atendimentos ambulatoriais.  Ilário não deixou de lembrar da data e dos fatores que colaboraram para a longevidade e o sucesso da instituição. “Esse evento é significativo porque precisamos lembrar de todos que nesse século de existência ajudaram na consolidação do hospital. A força, competência e a sabedoria para enfrentar todas as dificuldades encontradas nessa longa caminhada de 100 anos”, destaca.

 

A cerimônia contou com a presença dos vereadores, além do prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, dos ex-prefeitos do Município, Airton Lângaro Dipp e Júlio Canfield Teixeira, o arcebispo metropolitano Dom Rodolfo Weber, o reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza, o diretor médico do hospital, Dr. Droaldo Malmann, e o atual presidente da instituição, José Miguel Rodrigues da Silva.

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você coloca lixo no lugar certo?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas