Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Geral

Publicada em: 26/07/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Feira do Produtor poderá ficar sem carne nos próximos dias

Rádio Uirapuru
Créditos: Arquivo/Rádio Uirapuru
Feira do Produtor poderá ficar sem carne nos próximos dias

A portaria estadual que dita as novas regras para venda de frios fatiados, carne fracionada e embutidos já estão valendo. Motivo de polêmica e de diversas manifestações contrárias, a regra é vista por muitos produtores como uma barreira ao comércio e que pouco ajuda no seu propósito: a saúde do consumidor.

 

O centro da portaria está na classificação dos estabelecimentos que vendem as carnes ou embutidos, exigindo uma série de procedimentos e resfriamento até mesmo na manipulação, além de proibir a venda fracionada e pré-embalada em alguns casos, como em expositores. A medida já trouxe impactos diretos na Feira do Produtor, tradicional ponto do comércio popular de Passo Fundo e que recentemente ganhou espaço amplo e revitalizado.

 

Em entrevista na Uirapuru Mércio Michel, que por muitos anos esteve à frente da Feira, revelou que em poucos dias a feira não terá mais carne disponível na modalidade tradicional. Dois oito abatedouros locais somente dois ainda estão operando.

 

Michel destacou que os produtores não conseguiram se adequar, pois para seguir o que o governo pede é preciso alto investimento e até mesmo contratação de empregados, o que vai contra a agricultura familiar, que move a feira. No entanto, Michel falou que a feira não quer deixar de oferecer a carne.

 

Por isso será comprado o produto de algum estabelecimento que já esteja dentro das regras estaduais e que consiga oferecer da forma que a lei pede no local. Isso, porém, certamente vai encarecer o preço final do produto e o consumidor terá que se acostumar com a nova forma de comprar carne na feira.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

De tudo um pouco

com Valdir Mello e João Victor

Segunda-Feira

das 21:30 às 23:00

ouça ao vivo

Você acha que crianças deveriam brincar como antigamente?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas