Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Meio Ambiente

Publicada em: 21/12/2017 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Por meio de cooperativa, prefeitura aumenta o volume de material reciclado para quase 63 toneladas

Rádio Uirapuru
Créditos: Rádio Uirapuru
Por meio de cooperativa, prefeitura aumenta o volume de material reciclado para quase 63 toneladas

Nesse ano, pela primeira na história, a Prefeitura de Passo Fundo firmou um contrato com uma cooperativa de recicladores para a triagem de materiais recicláveis na cidade. Em seis meses de parceria com a Cooperativa de Recicladores Parque Bela Vista (Recibela), os resultados já são positivos.

 

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, a cooperativa vem cumprindo com todos os objetivos do contrato. Além de aumentar a equipe de recicladores, de 19 para 47 cooperados, o volume de material reciclado subiu de 50 para 62,82 toneladas, conforme levantamento realizado em novembro.

 

Desde julho, a prefeitura repassa à cooperativa R$ 25.200 por mês para subsidiar os seus trabalhos. Os recursos são utilizados na manutenção dos equipamentos, no transporte dos trabalhadores e em melhorias no local. A renda dos cooperados é exclusiva do material que reciclam.

 

Eles recebem os resíduos que chegam até a Central de Triagem e Transbordo, fazem a triagem do material e aquilo que pode ser reaproveitado para venda é separado. Depois, cada tipo de resíduo, seja papel, plástico, vidro ou metal é destinado às empresas que compram estes materiais para reaproveitá-los.

 

A população também pode facilitar o trabalho da Recibela separando corretamente o lixo seco e o orgânico em suas casas, independente do seu bairro possuir coleta seletiva.

 

O secretário Astolfi destaca que o contrato com a Recibela foi feito em caráter de teste e encerra agora em dezembro. Nos próximos dias a equipe técnica da prefeitura vai se reunir para discutir a renovação, a qual Astolfi acredita ser possível.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Repercussão

com Claudionor Ramos

Sexta-Feira

das 17:00 às 17:55

ouça ao vivo

Você coloca lixo no lugar certo?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas