Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Meio Ambiente

Publicada em: 03/01/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Pelotão Ambiental alerta para pesca ilegal até o dia 31 de janeiro

Rádio Uirapuru

O Pelotão Ambiental de Passo Fundo está com ações intensificadas na região em combate a pesca ilegal no período de Piracema. São realizadas operações e serviços de educação ambiental para a conscientização da população.

 

A Piracema é a época de reprodução dos peixes, ela iniciou em novembro e vai até o dia 31 de janeiro no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Até lá a atividade está proibida.

 

Na Uirapuru, a sargento Fabiane Chaves, do 1º Pelotão Ambiental da 1ª Companhia Ambiental de Passo Fundo, contou que, apesar dos alertas, as equipes ainda encontram muita rede, espinhel e embarcações. O uso de materiais perfurantes, como arpão, arbalete, fisga, bicheiro e lança também é vetado durante esse período.

 

Quem for pego pescando durante a Piracema poderá pagar uma multa, ter todo seu material apreendido e responder judicialmente por crime ambiental.

 

Segundo a sargento, nessa época é permitida em áreas não restritas a pesca com caniço simples ou linha de mão na costa do rio, sendo o limite máximo de 5 quilos de peixe por pessoa.

 

Ela explicou que é difícil flagrar os infratores, mas em 2017 foram registradas 40 ocorrências entre os municípios que abrangem as barragens de Ernestina e Ronda Alta.

 

Foram apreendidos na área do pelotão 21.132 metros de rede e 15.413 metros de espinhel, que são os petrechos mais utilizados no crime ambiental. Eles são proibidos em qualquer período, somente sendo autorizados para pescadores profissionais, com carteira.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Quarta-Feira

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo



Você acredita que lei mais rigorosa para motorista bêbado que matar no trânsito vai reduzir a violência?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas