Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Meio Ambiente

Publicada em: 20/02/2018 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Telhas ecológicas contribuem com o meio ambiente e são mais vantajosas

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação/Facebook/WW Telhas
Telhas ecológicas contribuem com o meio ambiente e são mais vantajosas

A preocupação com o meio ambiente já é uma realidade na construção civil. As telhas ecológicas, produzidas a partir da reciclagem de embalagens cartonadas pós-consumo – Tetra Pak, oferecem muitos benefícios ambientais e diversas vantagens técnicas. Esse foi o tema do programa Uirapuru Ecologia de sábado (17), com a presença dos sócios da WW Telhas, Eduardo Wagner Camargo e Jerônimo De Boni.

 

As telhas ecológicas são feitas com materiais para os quais os destinos mais comuns seriam os lixões ou aterros sanitários. Hoje, estima-se que menos de 14% de um total de 6 bilhões de embalagens de cartonadas produzidas por ano no país são reaproveitadas. Só a fábrica da WW Telhas consegue retirar dos aterros do Paraná e de São Paulo 80 toneladas de Tetra Pak por mês.

 

No ambiente, essas embalagens levam até 100 anos para se decompor, em função do plástico e do alumínio. As embalagens Tetra Pak são compostas também de papel, mas na fabricação das telhas é utilizado apenas o alumínio e o plástico delas. Com isso, as telhas não absorvem água e possuem grande resistência ao granizo devido a sua maior flexibilidade.

 

Outra vantagem apontada por Eduardo Camargo é que elas são isolantes térmicos. No verão chegam a refletir até 50% do calor e no inverno seguram cerca de 40% do frio. Elas podem ser aplicadas, desde casas populares a galpões agrícolas para depósitos ou estocagem de grãos ou máquinas.

 

O valor das telhas ecológicas é semelhante ao das convencionais, mas o seu custo-benefício é muito mais vantajoso. Elas também são mais leves, com cerca de metade do peso de uma telha de fibrocimento.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Quinta-Feira

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo

Você acha que Passo Fundo é uma cidade segura?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas