Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Meio Ambiente

Publicada em: 23/02/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Ministério Público quer mudanças na licença da CEEE para operação da Barragem do Capingui

Rádio Uirapuru
Créditos: Mateus Miotto/Rádio Uirapuru
Ministério Público quer mudanças na licença da CEEE para operação da Barragem do Capingui

O impacto ambiental com a redução de água da Barragem do Capingui motivou uma audiência na Câmara de Vereadores de Passo Fundo na manhã de ontem (22), com a presença de representantes da cidade, de Mato Castelhano e de Marau.

 

O impasse é que a administradora da barragem, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) costuma baixar o nível de água nesta época, e neste ano a situação ficou agravada com o aparecimento de peixes mortos em alguns pontos devido à diminuição da água.

 

Falando na Uirapuru, o promotor Paulo Cirne contou que o Ministério Público (MP) vem conduzindo um trabalho de convencimento da Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul (Fepam) para que revise a licença concedida à CEEE para operar a Barragem do Capingui. O MP, assim como os presentes, quer que a operação seja modificada, que o esvaziamento do reservatório não se repita.

 

Frisou que a CEEE tem que ter uma limitação e uma modernização do seu trabalho a fim de que os fatos apresentados na reunião não aconteçam mais, uma vez que a CEEE pode gerar energia sem deixar o reservatório tão vazio.

 

O promotor Paulo Cirne contou que a CEEE não entende que esteja operando de forma irregular. Em todas as vezes, o contato com o Ministério Público foi cordial, mas em nenhum momento foram tomadas as medidas eficientes para evitar os danos ambientais.

 

O vereador Márcio Patussi (PDT), que conduziu a reunião, disse que o próximo encontro será feito com a Fepam, que é a responsável pela autorização da licença à CEEE. Salientou que a ideia é buscar respostas para o prejuízo ambiental constatado no local para que seja possível recuperar o potencial de recreação, de turismo e de lazer da barragem.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você acha que Passo Fundo é uma cidade segura?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas