Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Meio Ambiente

Publicada em: 28/02/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Barragem do Capingui: CEEE vai parar atividades de forma temporária e nível da água deve subir, afirma engenheiro

Rádio Uirapuru

Desde o início do mês frequentadores e moradores próximos da Barragem do Capingui estão preocupados com a diminuição do nível da água. O assunto tem gerado muita polêmica e já foi tema inclusive de audiência pública com participação do Ministério Público.

 

Na manhã de ontem (27) o coordenador de Meio Ambiente, Diogo Heck, e Marcelo Frantz, da divisão de instalações da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), realizam uma visita técnica na Barragem do Capingui para analisar e trazer esclarecimentos quanto à diminuição do nível da água da represa. A Uirapuru esteve presente e acompanhou a visita.

 

De acordo com os engenheiros, a barragem conta com três unidades geradoras, sendo que uma está totalmente desativa e duas em operação. Um dos questionamentos mais levantados nos últimos dias é quanto a operação da barragem em sua totalidade, mesmo com a diminuição do nível de água.

 

De acordo com o engenheiro, Marcelo Frantz, as comportas estão funcionando na mesma forma que 2011, período onde a diminuição do nível também foi registrada. O engenheiro ainda explicou que a unidade 3 é totalmente automatizada, e que um monitoramento é realizado.

 

Ainda durante a visita os engenheiros anunciaram que desde ontem (27) e por um prazo de 90 dias, a barragem vai passar por uma manutenção, parando suas atividades de produção de energia pelo período. Com isso, segundo Frantz, o nível da água vai aumentar nos próximos dias.

 

Ainda conforme o engenheiro os investimentos no valor de R$ 10 milhões já estavam programados para acontecer desde o ano passado. A mesma manutenção para modernização já foi realizada na barragem de Ernestina.

 

Sobre as notícias de mortandade de peixes na barragem, o coordenador de meio ambiente da companhia, Diogo Heck explicou que foram casos pontuais e que até o momento não foi registrado nenhum tipo de danos que possam causar a morte dos animais. Segundo ele, uma vistoria foi realizada e nenhuma anormalidade foi constatada.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Repercussão

com Claudionor Ramos

Segunda-Feira

das 17:00 às 17:55

ouça ao vivo

O clima de incertezas que vive o país pode interferir no interesse do torcedor brasileiro na Copa do Mundo?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas