Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Meio Ambiente

Publicada em: 26/03/2018 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Uirapuru Ecologia debate sobre água e chama atenção da população para a preservação

Rádio Uirapuru
Créditos: Gabriel Nunes/Rádio Uirapuru
Uirapuru Ecologia debate sobre água e chama atenção da população para a preservação

Durante seis dias, o 8º Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília, debateu políticas públicas para a preservação dos recursos hídricos. Hoje cerca de 2 bilhões de pessoas não possuem uma fonte segura de água em suas casas e sofrem com a falta de saneamento. O evento, encerrado na última sexta-feira (23), chamou a atenção dos países para que comecem a enxergar a água como um bem humano. Conforme o Conselho Mundial da Água (CMA), seria necessário investimento de 650 bilhões de dólares por ano até 2030 para que os países alcançassem o nível ideal de segurança hídrica.

 

O Uirapuru Ecologia de sábado (24) fez um resgate das contribuições do fórum. O geólogo Luiz Paulo Fragomeni, disse que o fórum não trouxe coisas novas, o novo é fazer. Destacou o documento apresentado pela Unesco que propõe solução verde para melhorar a gestão das águas no mundo. Segundo o geólogo, entre elas a proteção das nascentes, a recomposição dos solos, favorecer a extensão da cobertura vegetal e dentro da área urbana fazer telhados verdes e jardins suspensos. Frisou que são soluções que já estão em nosso alcance, sabemos o que fazer, mas ainda não estamos fazendo.

 

O presidente do Comitê da Bacia do Rio Passo Fundo, Claudir Luiz Alves, destacou que se a população não planejar o futuro não vai ter água e nem desenvolvimento. Salientou que é fundamental começar a pensar o futuro a partir da água. Alves disse há abundância de nascentes com qualidade, mas elas têm sido drenadas para a construção de prédios e para o plantio.

 

Por telefone o engenheiro agrônomo João Vicente Fragomeni, que mora em Brasília, compartilhou à realidade do distrito federal. Há cerca de um ano Brasília enfrenta racionamento de água, o que afetou a produção de hortifrúti, com queda de rendimento, aumento de preços e menos oferta à população. Frisou que a alternativa hoje para tentar sanar o racionamento hídrico é uma reserva em Luziânia, no qual a obra deve ficar pronta entorno de um ano e meio ou dois.

 

A vice-presidente do Comitê da Bacia do Alto Jacuí, Danusa Ribeiro frisou que precisamos estabelecer uma consciência sobre a preservação ambiental de tudo o que é utilizado da natureza. A bióloga disse que somos os responsáveis pela gestão de todos os animais e recursos naturais, por isso é fundamental pensar o que podemos fazer de útil para o meio ambiente e para a nossa própria saúde.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Sexta-Feira

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo

Você coloca lixo no lugar certo?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas