Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Meio Ambiente

Publicada em: 06/06/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Geólogo chama atenção para lixo plástico descartável na natureza

Rádio Uirapuru
Créditos: Thiago Fragomeni/Rádio Uirapuru
Geólogo chama atenção para lixo plástico descartável na natureza

Um dos maiores desafios de desenvolvimento sustentável nos dias atuais é a poluição plástica, tema do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado ontem (5). Neste ano a Organização das Nações Unidas (ONU) convida a população a refletir como reduzir o lixo plástico descartável. Por se tratar de um derivado do petróleo, o plástico leva centenas de anos para se decompor.

 

Os principais prejuízos são notados nos oceanos. Milhares de animais marinhos morrem pela ingestão de plástico ou presos em redes de pesca descartadas. Esse tipo de resíduo também pode contaminar a cadeia alimentar marinha, podendo chegar ao homem.

 

Conforme um estudo de 2017, cerca de 75% das 8,3 bilhões de toneladas de plástico produzidas pelo ser humano desde a invenção do plástico já viraram lixo, sendo que só 20% foram incinerados ou reciclados de algum modo e 80% foram espelhados por aí, contaminando solos, rios, oceanos e atmosfera.

 

No programa Repórter do Povo de terça-feira, o geólogo Luiz Paulo Fragomeni disse que a ONU aproveita esse momento para mostrar que as atitudes de cada um fazem a diferença. Destacou ações simples como substituir produtos descartáveis como copinhos, canudos, embalagens e sacolas por materiais reutilizáveis.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você acha que a imprudência dos motoristas é a causa dos acidentes na ERS 324, entre Passo Fundo e Marau?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas