Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Política

Publicada em: 04/06/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Vereadores de Passo Fundo querem inclusão da disciplina Educação Moral e Cívica nas escolas da rede municipal

Rádio Uirapuru
Créditos: Comunicação/Câmara de Vereadores
Vereadores de Passo Fundo querem inclusão da disciplina Educação Moral e Cívica nas escolas da rede municipal

A “Educação Moral e Cívica” foi instituída como disciplina obrigatória nas escolas de todos os graus e modalidades do país em 1969. Nessa época, a bandeira do Brasil era hasteada ao som do Hino Nacional nas instituições de ensino pelo menos uma vez por semana. Com o passar dos anos, o ensino da matéria foi sendo flexibilizado, sendo oficialmente extinta em 1993. Agora os vereadores Mateus Wesp, Ronaldo Rosa, Renato Tiecher e Roberto Toson querem a inclusão da “Educação Moral e Cívica” na grade curricular das escolas municipais de Passo Fundo.

 

O projeto de lei foi protocolado na Câmara de Vereadores e vai seguir os trâmites normais, passando pelas comissões até chegar ao plenário para votação. A ideia para a carga horária é de uma hora-aula por semana em dia e horário estabelecido pela escola.

 

Em entrevista à Uirapuru, o vereador Wesp explicou que o projeto busca, de uma forma bem ampla, colocar à disposição dos estudantes conteúdos como a Constituição Federal, o Código Eleitoral Brasileiro, a Lei Orgânica do Município e outras normas que fazem parte da fundação e da identidade do brasileiro. Destacou que se queremos ter cidadãos comprometidos com o país é preciso ensinar desde cedo o que é o Brasil, do que é constituído e o que faz dele ser diferente das demais nações. Frisou que o ensinamento sobre os valores da pátria devem ser iniciados na família, mas reforçados na escola, que tem o papel fundamental na formação do cidadão. Destacou que é preciso revigorar o patriotismo, sem vinculação com partidos ou bandeiras políticas porque o Brasil é de todos.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Troca-Troca

com Gabriela Rosa e Valdir Mello

Terça-Feira

das 12:30 às 13:30

ouça ao vivo

O clima de incertezas que vive o país pode interferir no interesse do torcedor brasileiro na Copa do Mundo?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas