Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 17/12/2017 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Beto palestra na Semana Nacional de Mobilização para Doação de Medula

Em sua palestra utilizou fotografias e filmes para desmitificar o quanto é fácil salvar uma vida

Rádio Uirapuru

Iniciou no dia 14 a Semana de Mobilização Nacional para Doação de medula Óssea. Ela vai até o dia 21. Esta já é a nona edição. O objetivo é promover atividades de esclarecimento e de incentivo à doação de medula óssea. O Brasil registra anualmente cerca de 10 mil novos casos de leucemia, doença que na maioria das vezes somente pode ser vencida por meio de transplante.

 

 

No dia 15 o autor da iniciativa, Beto Albuquerque, palestrou sobre o tema para jovens aprendizes do CIEE. Contou à Uirapuru que antes de convidar as pessoas para se cadastrarem no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea é preciso explicar o que é doação, como funciona o cadastro e sobre o transplante. Em sua palestra utilizou fotografias e filmes para desmitificar o quanto é fácil salvar uma vida. Disse que as pessoas costumam confundir medula óssea com coluna vertebral. Explicou que a medula óssea é um sangue gelatinoso junto aos ossos da bacia, progenitor de hemácias, glóbulos brancos e vermelhos e plaquetas.

 

 

Beto Albuquerque destacou que no início da mobilização o Brasil tinha 750 mil doares cadastrados, hoje são 4,5 milhões. No Rio Grande já passou de 300 mil o número de cadastrados como doares de medula óssea. Outra grande vitória foi quando se conseguiu linkar o Redome a todos os bancos de medula óssea dos Estados Unidos e da Europa, há dois anos. Com isso, hoje um paciente com leucemia tem 27 milhões de possibilidades de achar um doador compatível.

 

 

Para ser um doador de medula óssea é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado de saúde. O cadastro deve ser feito junto ao Hemocentro de Passo Fundo, que fica na Avenida Sete de Setembro, 1055.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Sábado

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo

Você costuma procurar emergência hospitalar quando tem problema de saúde repentino?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas