Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 28/12/2017 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Situações de estresse e grandes emoções podem desencadear AVC em pacientes predispostos, alerta médico

Rádio Uirapuru

O Acidente Vascular Cerebral, conhecido popularmente como AVC, é considerado a segunda maior causa de morte no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo. Dados do Ministério da Saúde, revelam que a cada cinco minutos um brasileiro morre em decorrência do AVC, contabilizando mais de 100 mil mortes por ano.

 

O Acidente Vascular Cerebral ocorre quando o sangue, que contém os nutrientes e o oxigênio, não chega a determinadas áreas do cérebro, com isso há perda da função dos neurônios, ocorrendo os sinais e sintomas que variam conforme a região do cérebro acometida.

 

Durante o quadro Saúde em Família na Uirapuru, o vice-diretor médico do Hospital São Vicente de Paulo, Júlio Stobbe explicou que entre os principais fatores de risco para o AVC estão diabetes, colesterol alto e hipertensão. Alertou que para quem já possui predisposição, situações de estresse e grandes emoções, podem fazer a pressão subir e desencadear o AVC.

 

Ainda, há dois tipos de AVC. O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico é o mais comum, e ocorre quando há a obstrução de uma artéria. Entre seus sintomas estão dormência na face, braço ou perna, perda repentina da força muscular eou visão, dificuldade para falar e tonturas.

 

Já o Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico é causado pelo sangramento de um vaso sanguíneo rompido, e alguns dos sintomas são dor de cabeça repentina, náuseas e vômitos, edema cerebral.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Sábado

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo

Você costuma procurar emergência hospitalar quando tem problema de saúde repentino?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas