Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 31/03/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Prevenção ao suicídio ganha atenção especial na Assembleia Legislativa

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Prevenção ao suicídio ganha atenção especial na Assembleia Legislativa

Com o objetivo de contribuir na discussão e sensibilização sobre uma das principais causas de morte no país, o deputado Juliano Roso (PCdoB) conseguiu aprovar um projeto de resolução, de sua autoria, que institui a Semana de Prevenção ao Suicídio, na Assembleia Legislativa. A partir da proposta, de 8 a 14 de setembro, todos os anos, o parlamento gaúcho, vai desenvolver atividades voltadas à prevenção ao suicídio e o Palácio Farroupilha será iluminado com a cor amarela, símbolo da iniciativa.

 

Conforme a Organização Mundial de Saúde, o suicídio é responsável por 1,4% do total de mortes todos os anos. Corresponde a cerca de um milhão de pessoas que tiram a própria vida. Isso significa que a cada 45 segundos ocorre um suicídio em algum lugar do mundo. O deputado lembra que o Rio Grande do Sul é o estado que tem a maior taxa do Brasil. Segundo o parlamentar, que viveu um drama familiar ocasionado pelo suicídio de seu irmão, o procurador federal Pedro Antônio Roso, é fundamental discutir esse tema, considerado um tabu, promovendo orientações para ajudar na diminuição dos casos.

 

O aumento dos casos de suicídio e a idealização suicida estão associados a uma série de fatores ligados ao abuso de álcool e substâncias psicoativas, transtornos afetivos, transtornos de ansiedade, transtornos de pensamento, problemas de relacionamento social, enfermidades de ordem física, transtornos de humor e quadros depressivos. Pesquisas revelam que mais de 90% dos casos de suicídio se enquadra num diagnóstico de transtorno mental.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Domingo

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo

Você acha que a imprudência dos motoristas é a causa dos acidentes na ERS 324, entre Passo Fundo e Marau?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas