Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 19/07/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Com mais de 80 casos diagnosticados em 2018, HIV segue crescente em Passo Fundo

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Com mais de 80 casos diagnosticados em 2018, HIV segue crescente em Passo Fundo

Muitos pacientes com vírus HIV no Rio Grande do Sul enfrentam uma situação difícil: o desabastecimento ocasional de alguns antirretrovirais, medicamentos necessários para o tratamento da doença crônica. A falta dos medicamentos não é generalizada, porém essa informação despertou a atenção de quem usa estes medicamentos em Passo Fundo e região.

 

Em entrevista na Uirapuru, Angélica Steffanelo, farmacêutica responsável pela farmácia do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), explicou que não há falta na cidade, mas os estoques estão quase certos para a demanda, o que deixa a situação em alerta.

 

Hoje são fornecidos medicamentos e acompanhamento de saúde para 1.200 pacientes, sendo que 850 são moradores de Passo Fundo, o restante da região. Alertou que em 2017 foram iniciados 116 novos tratamentos, enquanto neste ano, até o momento, já são 82 novos casos. Atribuiu este aumento à falsa sensação de segurança que muitas pessoas acabam tendo e alertou para a importância de usar preservativo.

 

A farmacêutica destacou que os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C estão disponíveis em todas as unidades de saúde e ao alcance da comunidade gratuitamente. Lembrou que hoje o tratamento fornece uma vida praticamente normal para quem está infectado, porém é algo que acompanha o paciente para o resto da vida e nunca deve ser interrompido.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

De tudo um pouco

com Valdir Mello e João Victor

Segunda-Feira

das 21:30 às 23:00

ouça ao vivo

Você acha que crianças deveriam brincar como antigamente?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas