Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 06/08/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Campanha de prevenção às hepatites virais segue nesse mês

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Campanha de prevenção às hepatites virais segue nesse mês

O mês dedicado ao combate às hepatites virais, o Julho Amarelo, já encerrou, mas a campanha à prevenção principalmente das hepatites B e C, que tem prevalência no nosso meio e que podem levar a complicações graves como cirrose e câncer do fígado, permanecem.

 

No próximo dia 7 de agosto, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria de Saúde realizará uma atividade especial na Praça Ernesto Tochetto, das 9h às 16h30. No local serão feitas abordagens à população sobre as hepatites virais e distribuição de folders educativos e preservativos, além da realização de testes rápidos.

 

Falando na Uirapuru, a médica gastroenterologista Raquel Scherer de Fraga explicou que, como são doenças assintomáticas, é fundamental a realização de exames de rotina, incluindo os testes de hepatites virais. Destacou que as formas de transmissão das hepatites B e C são muito semelhantes, elas acontecem através da relação sexual desprotegida, contato com materiais contaminados por sangue e transmissão vertical (de mãe para filho durante a gestação ou período perinatal).

 

A Dra. Raquel salientou que existe vacina para a Hepatite B, liberada para todas as pessoas, independente da idade, e para a Hepatite A, que é a menos agressiva das demais por não causar doença crônica. Já a C ainda não possui imunização. A gastroenterologista frisou que a Hepatite B não tem cura, apenas controle.

 

Pessoas que já tiveram hepatite A não deverão apresentar mais a doença, mas as que contraíram a C podem ter reinfecção, por isso a importância dos cuidados.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Segunda-Feira

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo

Você costuma procurar emergência hospitalar quando tem problema de saúde repentino?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas