Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 17/08/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Coordenador do Conselho Municipal de Saúde afirma: hospitais locais recorrem a empréstimos para quitar salários

Rádio Uirapuru

O coordenador do Conselho Municipal de saúde de Passo Fundo, Neri Gomes, participou nesta semana da sessão ordinária da Câmara de Vereadores e ao utilizar do espaço da tribuna popular falou sobre a preocupação da entidade, quanto aos cortes de recursos da área da saúde.

 

O coordenador trouxe exemplo de hospitais da região que tiveram que encerrar as atividades pela falta de recursos para custear as despesas. Conforme Gomes, em Passo Fundo os hospitais São Vicente de Paulo e Hospital da Cidade também estão operando no vermelho e até empréstimos realizaram para conseguir quitar a folha de pagamento. O coordenador criticou a emenda de constituição feita pelo governo Federal, a qual congela os investimentos na área da saúde.

 

Gomes afirmou que com esse congelamento, os governantes irão falir com o Sistema Único de Saúde (SUS). Gomes explicou que as receitas dos hospitais estão congeladas e as despesas estão muito além do índice infracionário. De acordo com o coordenador, além do congelamento do orçamento da União, que reduziu os valores para os hospitais, o governo do Estado deixou de repassar para o Hospital São Vicente de Paulo R$ 11 milhões por ano e em torno de R$ 7 milhões para o Hospital da Cidade.

 

Para o presidente, o SUS está em uma precarização muito grande, o que é preocupante. Sobre os investimentos por parte da Prefeitura de Passo Fundo, o coordenador disse que no ano de 2017 o Executivo investiu cerca de 22% do orçamento, além do que a legislação preconiza. Gomes diz que isso preocupa em função do município estar assumindo as responsabilidades de investimentos que são do Estado e da União.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Quinta-Feira

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo

Você acha que Passo Fundo é uma cidade segura?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas